NEWSLETTER 10

 

 

Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link

cabeçalho 2

Informativo 10,
17 de Julho de 2020
Direito do Trabalho

87A6C96A70EE059C938B5B3621505E463717_clt20terceirizaC3A7C3A3o
FIM DA VIGÊNCIA DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927/2

O Senado Federal deixará caducar a Medida Provisória nº 927/20, que altera a legislação trabalhista durante o período da pandemia do COVID-19.
O prazo de vigência da proposição expirará no dia 19/07/20, domingo, e não haverá votação até esta data.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltou que os acordos individuais e a antecipação de férias firmados durante o período de vigência do texto devem ser mantidos.
De qualquer forma, importante que as empresas que adotaram medidas com base nessa MP revejam seu planejamento a partir de domingo.

Saiba Mais

3B6A06C6BEA5B1ED0B46A201067B71387F1F_grC3A1vida
ESTABILIDADE PROVISÓRIA DA GESTANTE

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) reformou decisão que havia reconhecido a estabilidade provisória de empregada gestante com base em exame de ultrassonografia indicando gravidez no curso do aviso prévio indenizado.
Porém, perante o TRT, prevaleceu a data da última menstruação mencionada em exame médico, a qual ocorreu dois dias após o término da projeção do aviso prévio.

Saiba Mais

5114B914F55CFE86B5E6219DCA0FA9BB191B_ctps
RECONTRATAÇÃO DE EMPREGADOS DISPENSADOS DURANTE A PANDEMIA

Através da Portaria 16.655/20, fica autorizada durante o estado de calamidade pública decorrente da covid-19, a recontratação de funcionário, dentro de 90 dias, sem que a empresa venha a ser punida por rescisão fraudulenta.
A portaria também autoriza a recontratação em termos diversos do contrato rescindido, caso haja previsão nesse sentido em instrumento de negociação coletiva.

Saiba mais

valores-pagos-planos-economicos

NOVOS VALORES DOS DEPÓSITOS RECURSAIS TRABALHISTAS

Divulgados pelo Tribunal Superior do Trabalho os novos valores referentes aos limites de depósito recursal que passarão a vigorar a partir de 01/08/2020.
Pela nova tabela, o limite para a interposição de Recurso Ordinário será de R$10.059,15.
Para interposição de Recurso de Revista, Embargos, Recurso Extraordinário e recurso em Ação Rescisória, o valor limite será de R$20.118,30.

Saiba mais

Direito Privado

camara_municipal_sp_vereadores_divulgacao_1280x720

CÂMARA DE SP APROVA EM DEFINITIVO PL COM MEDIDAS DE SOCORRO AO SETOR EMPRESARIAL

Em sessão do último dia 15/07, em segunda e definitiva votação, foi aprovado um projeto de lei com medidas de apoio a empresas e contribuintes atingidos economicamente durante a pandemia. O substitutivo ao PL 630/2017, do Executivo, segue agora para sanção do prefeito Bruno Covas.
Um dos principais pontos do projeto trata dos TPUs (Termos de Permissão de Uso), taxa que é paga por bares e restaurantes para a colocação de mesas em calçadas, valets, bancas de jornais, ambulantes regularizados e serviços de compartilhamento de bicicletas, entre outros segmentos de atividade. O objetivo é prorrogar a validade dos TPUs por 12 meses para garantir que todos os comerciantes e empreendedores que pagaram a taxa neste ano, mas tiveram de suspender suas atividades, sejam isentos em 2021.
O projeto contempla ainda outros pontos, dentre os quais a suspensão da exclusão de contribuintes do PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) motivada por inadimplência, enquanto perdurar o estado de calamidade pública. Quem deixava de pagar 3 parcelas do acordo era excluído do programa e perdia os benefícios de redução de juros e multas, mas com o projeto aprovado agora, os contribuintes com dificuldades econômicas causadas pela pandemia que não conseguiram quitar as suas parcelas permanecem no PPI.
Outras medidas podem ser conferidas no link.

Saiba Mais

qual-a-importancia-de-um-projeto-de-lei-42

NOVO OLHAR SOBRE AS FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DE VONTADE

O testamento é ato solene de disposição de última vontade e, como tal, deve atender às formalidades exigidas pelo Código Civil. Todavia, não raro, a jurisprudência tem permitido, em caráter excepcional, a relativização de algumas das formalidades legais, para prestigiar a real vontade do testador.
Exemplo disso ocorreu no julgamento do Recurso Especial n. 1633254, no qual o Superior Tribunal de Justiça considerou que, a despeito da ausência de assinatura de próprio punho e de ter sido o testamento lavrado manualmente, apenas com a aposição da impressão digital, não havia dúvida acerca da manifestação de última vontade da testadora, que, embora sofrendo com limitações físicas, não tinha nenhuma restrição cognitiva.
Mas o que merece maior destaque não é o emprego da digital, mas sim o posicionamento da Ministra Nancy Andrighi, ao afirmar que, nesse novo cenário, em que a identificação pessoal tem sido realizada por tokens, logins, senhas e certificações digitais, além de sistemas de reconhecimento facial e ocular, e no qual se admite até a celebração de negócios complexos e vultosos por meios virtuais, “o papel e a caneta esferográfica perdem diariamente o seu valor”, devendo a real manifestação de vontade ser examinada em conjunto com os elementos disponíveis.

Saiba Mais

Siga-nos nas redes sociais
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656 – 8º andar – Conj.C
Jardim Paulistano – São Paulo – SP – CEP: 01451-918contato@znadv.com.br
+55 11 3031-7928

Fundado em 2005, o escritório Zarif e Nonaka Advogados oferece soluções jurídicas baseadas na realidade pontual de cada segmento para prestar um serviço personalizado e customizado em função do setor de atuação de cada cliente. Aliando o conhecimento técnico à criatividade, o escritório expande seu potencial jurídico ao oferecer estratégias inovadoras, tanto para dirimir conflitos já existentes, quanto para evitar ou reduzir possíveis cenários de risco.
Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails

Compartilhar:

Últimas Postagens